Os três grandes objetivos de uma reforma tributária

A Câmara dos Deputados concluiu, na última quinta-feira (02/09), a votação da Reforma do Imposto de Renda  (PL 2.337/ 2021), que agora segue para apreciação do Senado. O texto, que altera o IR de pessoas físicas e jurídicas, taxa lucros e dividendos e muda regras para a tributação de investimentos, tem sido alvo de críticas por diversos setores da sociedade.

Considerando o papel social e econômico do tributo, é importante que uma reforma tributária persiga três grandes objetivos: justiça social; incentivo ao desenvolvimento econômico; e simplificação tributária/redução da sonegação, afirma Maximiliano Marques, Diretor de Distribuição da True Securitizadora.

O propósito de cidadãos pagarem tributos e da existência do governo é para que a sociedade como um todo possa se beneficiar, obtendo financiamento para bens e serviços que somente a iniciativa privada não conseguiria oferecer de forma universal, como saúde, educação, lazer, áreas verdes e preservação ambiental, dentre outros. Portanto, é fundamental ter um governo eficiente que possa prover esses bens e serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *